domingo, 28 de fevereiro de 2010

Natan Cerqueira, Abidjan (Costa do Marfim) - Aventura para uma vida toda!!

Hey AIESEC!! Agora vocês: What's up! (infame, hehe)

Garotada que quer fazer intercâmbio pela AIESEC, recomendo que façam!

O meu intercâmbio, como dito no título, foi para a cidade de Abidjan, maior e mais importante cidade da Costa do Marfim. Fiz um MT (Management Traineeship), que é o intercâmbio de gestão da AIESEC.

Eu trabalhei numa empresa chamada AFCO Sarl, que faz uma espécie de serviço postal (como os correios do governo são muito precários, as empresas privadas atendem a essa demanda). Lá, tive de aprender a me virar com recursos quase zero. Apesar da dificuldade, devo dizer que foi um verdadeiro exercício de oratória convencer o chefe a mandar imprimir cartões de visita, convecê-lo da necessidade de um portfolio de vendas e de me prover acesso à internet(!). Podem parecer obviedades para nós, mas acreditem: é muito difícil convencer alguém do óbvio! No fim das contas, conseguimos os cartões e desenvolvi o portfolio de vendas.

Além disso, como parte do nosso plano de comunicação externa, desenvolvemos o letreiro da empresa para pôr na entrada do prédio e calendários da AFCO para dar para outras empresas. Foi interessante estagiar em uma empresa tão primitiva, pois sou um aluno que sequer completou metade do curso de administração ainda, dessa forma, pude botar em prática realmente as bases do que aprendi nas disciplinas de marketing.

No mais, pude aprender muito de uma cultura muito diferente da nossa. Já fiz intercâmbios na Argentina, nos EUA e no Canadá. Apesar de haver diferenças entre esses países e o Brasil, ainda estamos todos no mundo ocidental. A Costa do Marfim, por outro lado, não tem NADA de ocidental. Os próprios pilares que servem de alicerces à cultura marfinense são diferentes dos nossos. Lidar com pessoas dessa cultura foi um verdadeiro desafio e um grande aprendizado.

Para finalizar sobre minha experiência, devo dizer que nunca comi comida tão doida! Vocês já comeram rato do mato (agoutie)? Eu já! Já quase engasgaram com a bolinha de chumbo que caçou o bicho? Eu já!

Não dá para contar tudo que eu vivi nesse post. Foi muita coisa! Quem estiver interessado em saber mais, sinta-se à vontade para visitar meu blog! Lá registrei quase toda a minha viagem em 27 relatos diferentes.

Em suma, gente: esqueçam estágio e não se preocupem em atrasar sua formação, façam intercâmbio! Experiência enriquecedora e muito recompensadora!

Abraços a todos e fiquem com Deus!

4 comentários:

  1. Muito legal, Natan!
    Sempre muito bom ouvir quem já teve essa experiência de intercâmbio!
    Com certeza nos fez querer também fazer parte dessa aventura louca de viajar a trabalho pro desconhecido!
    Aproveito também, para parabenizar a AIESEC FGV pela iniciativa! Continuem divulgando esse meio!

    ResponderExcluir
  2. Super estréia Natan!
    Qual o gosto do rato do mato?
    Espero que tenhamos cada vez mais posts e relatos de experiências diferentes!

    ResponderExcluir
  3. Nataaaaan, muito bom! Já te falei que você deveria escrever um livro sobre seu intercâmbio, né! haha vai ser um sucesso!
    Parabéns por estreiar o blog!!
    Tenho certeza que teremos muitos posts legais sobre experiências de intercâmbio! vaaaamo @GV!

    ResponderExcluir
  4. Natan,

    Estou lendo os posts do seu blog sobre sua experiência e minha nossa, quanta coragem! Só o começo (sobre a acomodação por exemplo) já me deixou pensando se eu faria mesmo um intercâmbio! E eu que reclamo quando vejo um banheiro com buraco no chão em banheiros de rodoviária aqui na Malásia...

    E aí pra onde será o próximo? =)

    Bjnhs

    ResponderExcluir