terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Notícias da China

      Embarquei oito e meia da noite no aeroporto internacional de Guarulhos. Foi uma longa viagem até meu destino final: Pequim. Nem consegui dormir direito no avião de tão empolgado que estava. Quando cheguei no aeroporto de Pequim, fui o banheiro e me deparei com a famosa “privada chinesa”, aquelas que ficam no chão. Achei o máximo, mas foi apenas o começo da melhor experiência que tive na minha vida. Fiquei 6 semanas em Pequim trabalhando em uma escola com crianças autistas. A acomodação foi oferecida pela escola. A melhor parte não foi o fato de que eu não precisei pagar pela estadia, mas sim pelo fato de que eu tive a oportunidade de vivenciar como um habitante local vive.
       Na escola trabalhavam 12 professores e três Trainees, uma da Nova Zelandia, um da India e eu. O contato de todo dia com os professores e com os pais das crianças foi essencial para eu poder conhecer a cultura chinesa de perto. Como a escola e o alojamento ficavam na periferia de Pequim, os costumes da população local estavam quase sem nenhuma influencia ocidental. Era a cultura chinesa intacta! =]
       Aos finais de semana todos os Trainees de Pequim se encontravam para ir a algum bar ou balada. Era sempre uns 10 Trainees de dez diferente países. Íamos sempre a um bar e depois para alguma balada. Ao contrario do que todos pensam o povo chinês é muito hospitaleiro. Eles simplesmente amam estrangeiros. Todo lugar que eu ia sempre acabava conhecendo algum chinês que chegava para conversar pelo simples fato de que eu era estrangeiro. Aconteceu varias vezes de eu ser parado na rua por um chinês para conversar, perguntavam da onde era, o que fazia e tal... Quando falávamos do Brasil a primeira coisa que diziam era “futebol”! Haha
       Enfim, durante os meus 45 dias na China, não houve um único dia que não vivenciei algo novo. Quando cheguei no Brasil todo me perguntaram se eu gostei e se voltaria. Bom, gostar acho que é até pouco, foi a melhor coisa que fiz na vida. E se voltaria, com certeza. Já faz parte dos meus planos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário