quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CHI CHI CHI LE LE LE, VIVA CHILE!! ( Danilo Tavares)

Olá pessoal, Tudo bom?
Espero minha experiência no Chile sirva para inspirar aqueles que buscam fazer um intercâmbio.
Tomei a decisão de fazer um intercâmbio durante o último semestre da minha graduação e tinha como objetivo embarcar numa viagem de no mínimo um ano para conhecer profundamente qualquer país desconhecido.
Depois de alguns meses e algumas tentativas consegui um MATCH com a empresa AREVA(ALSTOM) em Santiago no Chile. A oportunidade foi muito interessante, pois a empresa estava abrindo uma posição nova na empresa e gostaria de contratar um brasileiro. O gerente de RH da empresa era membro da AIESEC o que facilitou muito a minha integração tanto na empresa quanto fora dela.
O trabalho na empresa foi extremamente puxado, porém com a ajuda dos companheiros de trabalho tudo foi superado.
A minha vida fora da empresa foi muito bacana, pois convivi com outros 4 AIESECers: 1 chileno, 1 mexicana, 1 uruguaia e 1 suiça. Todos estavam fazendo intercâmbio profissional em outras empresas o que foi legal, pois sempre compartilhávamos nossas experiências.    
A cidade de Santiago é muito bem planejada e possui um transporte público de primeiro mundo. Para se ter uma idéia o metro de Santiago tem uma extensão de 84 km para 7 milhões de habitantes da região metropolitana, já em São Paulo o metro tem uma extensão de 69 km para atender 19 milhões.
O parque da cidade, o Cerro San Cristóbal, é um lugar onde os chilenos vão realizar atividades físicas e entrar em contato com a natureza. O parque possui um jardim japonês, piscinas a 880 metros de altitude e muito verde. Subindo no Cerro percebe-se como a cidade é pequena, pois podemos ver ela por completo.
Os chilenos no geral são muito amigáveis e simpáticos principalmente quando um brasileiro pede ajuda, já com os argentinos a história é outra hehehehe.
Durante os fins de semana e feriados, sempre buscava viajar para conhecer outras cidades. Ao final do meu intercâmbio pude conhecer boa parte do país e recomendo os seguintes destinos: San Pedro de Atacama, Punta Arenas, La Serena, Valle del Elqui, Isla Damas, Viña del Mar e Maintencillo.  
Justamente num fim de semana, tomando café da manhã, vi na televisão que um terremoto de 8,8 na escala Richter havia atingido o centro-sul do Chile. Como estava no extremo norte do país, no deserto do Atacama, nada aconteceu comigo. Felizmente todos os meus conhecidos estavam bem e minha casa estava inteirinha com exceção de uma rachadura na parede.
 Como o aeroporto estava completamente destruído tive que prolongar mais cinco dias em San Pedro do Atacama até conseguir voltar a Santiago.
Ao chegar a Santiago, tive a oportunidade de sentir algumas réplicas do terremoto. O terremoto gera uma sensação de medo e adrenalina ao mesmo tempo (pelo menos para mim). Fiquei feliz de ter vivenciado um fenômeno de explosão da natureza e de não ter sofrido nenhum arranhão.
Passado o terremoto fiquei mais alguns meses no Chile até meu intercâmbio chegar ao fim. Ao final do intercâmbio percebi que eu havia amadurecido muito pessoalmente e profissionalmente. A experiência ter encarado o intercâmbio no Chile pelo período de um ano me deu a oportunidade de conviver e de conhecer pessoas que jamais esquecerei. Sou imensamente grato a equipe da AIESEC-FGV por todo auxílio prestado durante meu intercâmbio. Já estou pensando em realizar o meu segundo intercâmbio num futuro próximo.  
Who is next??



3 comentários:

  1. Danilo!!! Ctz que vai ter muita gente com vontade de conhecer o Chile! Sobre o terremoto, também espero sair ilesa caso vivencie um, mas prefiro n passar por essa sensação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Danilo que demaaaais!!! Sempre tive vontade de conhecer o Chile! É uma das minhas opções de intercambio!!!!

    ResponderExcluir