quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Índia, um pais fora do mapa - Amanda Meyer da Luz


O que deve falar um pai para o seu filho quando o seu filho apenas lhe informa que vai para a Índia, viver por dois meses e ponto decidido? Foi assim que começou o meu intercambio para  a Índia, na cidade de Jaipur pela AIESEC. Estava decidida a ir e nada iria me fazer mudar de ideia, nem mesmo os meus pais tentando me convencer do contrario e todos os contras. Arrumei minhas malas e parti para Nova Dehli, no dia 4 de julho de 2009, para esse pais tão estranho e diferente, mesmo que tão em voga quanto é estar eser protagonista da novela das 9. Minha primeira surpresa foi não receber a minha mala em Nova Delhi, pois ela foi perdida pela companhia área, sendo que só a recuperei na minha volta à Londres.
No entanto, sem pensar nos pesares, posso confirmar que foi a experiência da minha vida. Conheci as principais cidades desse pais maluco e ainda tive a experiência de participar de um projeto de voluntario pela Aiesec. O projeto consistia em visitar vilas e trabalhadores de minas de sal no interior do estado de Rajastão, um dos mais pobres do pais, junto com uma ONG que cuida dos “direitos” desses trabalhadores. O nosso trabalho e missão era chamar a atenção dos meios de comunicação da cidade e também do governo local a essa parte excluída da população que trabalha com salários mais que insuficientes e nas piores condições que se pode imaginar.
Como escutamos de um americano que conhecemos na Índia: Mas vale apena tanto esforço para mudar tão pouco em um mundo tão grande? Sim. Vale muito a pena. Saber que pelo menos você pode ter impactado a vida de uma Indiana de 12 anos e fazer com que ela pelo menos tente mudar a situação em que ela vive hoje já é mais do que gratificante. Repito que esta foi a experiência da minha vida e já tenho muito vontade de voltar. Tenho amizades que duram até hoje! Hoje em dia estou morando na Cidade do México, também pela AIESEC, e já encontrei dois amigos que também presenciaram essa aventura maravilhosa que foi viajar pela Índia. Uma aventura para lá de recomendada. 




Um comentário:

  1. Amanda!! Thks pelo seu depoimento! Espero que muitos outros possam ter uma experiência parecida com a sua (tirando a parte de perder a mala)! hauhaua beijos!

    ResponderExcluir